Confiram meu novo Blog Diario da Cptm
www.diariodacptm.blogspot.com
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Metrô Sp Linha 1 Azul
Linha 1 - Azul
Estações Metrô de São Paulo
Tucuruvi Parada Inglesa Jardim São Paulo Santana Carandiru Portuguesa Tietê Armênia Tiradentes
Luz São Bento Sé Liberdade São Joaquim Vergueiro Paraiso Ana Rosa Santa Cruz Praça da Árvore Saúde São Judas Conceição Jabaguara
A primeira linha de metrô implementada em São Paulo, ligando as regiões Norte e Sul, de Santana ao Jabaquara, Dois métodos de construção foram aplicados nas estações da Linha 1-Azul: túneis e elevados. Além desses métodos, máquinas de escavação de túneis com escudos foram usadas para a construção das seções de pista. Há dois sentidos de arquitetura para serem notado nos projetos para a Linha 1-Azul, um para as estações de metrô e outro para as estações elevatórias. As estações foram concebidas como reais "cavernas", fazendo conexão com a superfície apenas nas entradas, sem nenhuma ventilação natural ou iluminação. Com o objetivo de evitar um excesso de semelhança entre as estações, uma diversidade de formas geométricas foram escolhidas para a laje superior de cobertura de cada estação, o que constitui um design de coberturas diversificados. A fixação de placas metálicas esmaltadas como revestimento de parede ao longo das plataformas destinadas a individualizar as estações com diferentes formas geométricas para cada estação, permitindo sua identificação imediata. Para a concepção das estações elevatórias, que estão localizadas na fronteira norte da Linha 1-Azul, as potencialidades estruturais e plásticas do concreto foram utilizados, a fim de integrar esteticamente as estruturas necessárias para o apoio da faixa com os outros espaços do estação, tais como salas técnicas e operacionais, acessos e vias de passagem para o sistema de tráfego de veículos.
Em 1998 com a inauguração das estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi. Os projetos destas estações foram construídos, respectivamente, por túneis, elevados e superfície, e a característica do layout de cada um depende do método de construção aprovado, em que a distribuição espacial da estação Parada Inglesa, é de notável, com suas aberturas para a superfície e os jardins, a nível salão, onde as janelas de bilhetes e as catracas estão localizadas.
Ricardo na lista de estações da linha 1 azul do metro esta faltando a estação Vila Mariana que vem depois da Ana Rosa e antes da Santa cruz.
ResponderExcluirAbraço